Segurança do Paciente é tema de festa junina no Hospital Yutaka Takeda

 

O objetivo da ação foi reforçar as seis metas internacionais de segurança do paciente, instituídas pela Organização Mundial da Saúde

Nos dias 24 e 25 de junho o Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas, promoveu o “Arraiá da Qualidade com foco na Segurança do Paciente – Fazer Segurança é baun demais”.

A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o Yutaka possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

De acordo com a enfermeira Annallena Silva, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade, as metas norteiam todos os protocolos de segurança do paciente implantados no HYT.

“A união entre todas as áreas em momentos como esses impactam diretamente nos resultados diários. Nosso objetivo é alimentar o sentimento de pertencimento no colaborador”, explicou a profissional.

A ação ocorreu de forma lúdica para dar leveza ao dia a dia dos colaboradores que atuam na unidade e seguindo todas as regras de proteção e distanciamento contra a Covid-19.

Durante os dois dias, colaboradores participaram de brincadeiras com o tema da festa, como pescaria. Depois de pescar o peixe, eles tinham que responder perguntas sobre identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança dos medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura e parto seguro, higienização das mãos, prevenção de quedas e lesão de pele.

A festa junina também contou com comidas e doces típicos produzidos e distribuídos pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e foi organizada com o apoio da Comissão de Humanização. Toda a ação foi realizada seguindo os protocolos de segurança contra à Covid-19.

Qualidade assistencial reconhecida

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. A unidade está localizada em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

O Yutaka também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O hospital ainda conta com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).