Pacientes com sintomas leves da Covid-19 ganham “kit passatempo” no Hospital Yutaka Takeda

O objetivo é diminuir o estresse e a ansiedade no ambiente hospitalar com a ajuda de um kit formado por atividades lúdicas, entre elas palavras cruzadas e sudoku com diferentes níveis de complexidade

A internação hospitalar é um momento que pode causar sentimentos de estresse e ansiedade, principalmente em casos relacionados à Covid-19.

No Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), profissionais elaboraram um projeto para ajudar os pacientes em tratamento pelo novo coronavírus, e com sintomas mais leves da doença.

Um “kit passatempo”, criado pela Comissão de Humanização do HYT, foi elaborado para ajudar os pacientes na diminuição do estresse durante a internação.

De acordo com Gessilene Mendes, assistente social da unidade e que integra a comissão, o projeto foi elaborado para ajudar os pacientes.

“A Covid-19 nos fez repensar muitos projetos. Foi preciso realizar adaptações para atender os pacientes com coronavírus. Estamos felizes em contribuir no tratamento terapêutico de cada paciente que recebemos aqui”, disse.

A profissional destaca que cada kit “incluem atividades como palavras cruzadas, sudoku, charadas, caça-palavras, labirintos e mandalas para colorir”.

Seguindo os protocolos de segurança da unidade, todos os itens são higienizados e levados em uma cesta até a entrada principal da Unidade de Internação para Covid-19, onde são entregues a uma profissional do setor que, posteriormente, distribui os kits aos pacientes. Antes da entrega, cada kit é customizado e leva o nome do paciente hospitalizado.

“As atividades possuem diferentes níveis de complexidade para que possam entreter pacientes com diferentes culturas”, explicou a Flávia Santiago, integrante da comissão.

Além desses benefícios, o hábito de praticar jogos de passatempo é cientificamente comprovado como excelente exercício para o cérebro, podendo, desta forma, prevenir ou retardar doenças cognitivas e, ainda, melhorar a memória e atenção.

Uma história de assistência

Reconhecido como um dos melhores do Brasil, o Hospital Yutaka Takeda, localizado em meio a Floresta Nacional de Carajás, no Pará, realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade foi construída pela Vale em 1986 e é gerenciado, desde 1997, pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Possui certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Além disso, o Yutaka Takeda foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Vale destacar ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).