Novembro Azul: saúde do homem é tema de debate no Hospital Yutaka Takeda

 

A ação integra a campanha Novembro Azul, dedicada aos cuidados com a saúde do homem e a prevenção de doenças, em especial o câncer de próstata, doença mais recorrente no Pará em 2020

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte em homens no país. Somente neste ano, devem ser detectados cerca de 66 mil novos casos da doença.

No Hospital Yutaka Takeda, gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas, médicos urologistas se reuniram com colaboradores para uma roda de conversa sobre a importância do autocuidado, prevenção e combate ao câncer de próstata. A ação, organizada pela Comissão de Humanização do HYT, contou com a participação do urologista Luiz Roberto de Pádua Júnior, e do médico do trabalho, Djunior da Silva Motta.

“As mulheres já possuem o hábito de se cuidar. Nós, homens, também precisamos nos conscientizar sobre a importância desse cuidado. A conversa com um profissional de saúde é fundamental”, frisa Daniel.

Grande parte dos casos de câncer podem ser prevenidos com medidas simples. Entre elas, a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o profissional, no caso do câncer de próstata, a idade não é o único fator de risco. “O histórico familiar de câncer de próstata e dieta rica em gordura de origem animal também são fatores de risco. É importante manter o cuidado em qualquer fase da vida”, destacou o urologista.

O encerramento contou com sorteio de brindes e de exames de rotina, para incentivar que os homens busquem o cuidado com a saúde.

Câncer de Próstata – doença silenciosa

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Daniel ressalta que a doença é silenciosa, mas não é invisível. “Por isso, é preciso manter-se atento à saúde como um todo, assim como os sinais que o corpo dá”, complementa o profissional.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes o dia ou à noite; sangue na urina.

Qualidade assistencial

O Hospital Yutaka Takeda, presta atendimentos de baixa e médica complexidades, e foi construído pela Vale em 1986. A unidade é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, desde 1997.

O HYT conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

Novembro Azul Pró-Saúde

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, também está promovendo a campanha Novembro Azul, com estímulo à prevenção. Neste ano, a entidade buscar enxergar o problema com os olhos dos pacientes.

A proposta é entender as dúvidas e angústias da população no processo de adesão à prevenção. Por isso, as perguntas do público serão respondidas por médicos que atuam na entidade, de forma didática, orientando com informação, por meio das redes sociais da instituição. Acompanhe!