Hospital Yutaka Takeda realiza campanha para reforçar orientações sobre segurança do paciente

Atividades lúdicas foram realizadas para ajudar na memorização das metas  

Nesta quinta-feira, 17 de Setembro é celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, e durante essa semana o Hospital Yutaka Takeda (HYT), com o objetivo de engajar os colaboradores da unidade e fortalecer a cultura de segurança do paciente, está promovendo uma campanha com o tema “Liga da Segurança do Paciente: O incidente precisa ser combatido por todos”.

A campanha é um convite para que todos do hospital gerenciado pela Pró-Saúde, em Parauapebas (PA), somem esforços na luta pelo reconhecimento da importância da segurança do paciente. Sendo uma prioridade da saúde, uma vez que ela constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência.

Atividades lúdicas foram desenvolvidas, entre elas o “jogo pela vida”, onde os participantes jogavam dados com perguntas e resposta no qual percorriam um caminho seguro para evitar incidentes, cumprindo as metas internacionais de segurança do paciente.

Para Annallena Silva, Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Yutaka Takeda, a ação foi idealizada devido ao cenário mundial, onde profissionais de saúde estão sendo essenciais em meio à pandemia.

“Devido a todo o contexto que estamos vivendo este ano, principalmente por conta da Covid-19, o NQSP conta com a ajuda dos super-heróis da saúde, para engajar a todos no cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente, para assim, diminuir os riscos de incidentes”, ressalta a coordenadora.

Outra dinâmica proposta pela equipe foi transformar o nome dos super-heróis nas metas internacionais de segurança do paciente. Como por exemplo, o Homem de Ferro, se transformou no Sr. Identificação Segura; sendo essa uma das primeiras metas da segurança do paciente.

Rosilma Ribeiro é líder de Higienização no Yutaka Takeda, e conta que as atividades motivaram os colaboradores. “As orientações reforçadas na campanha foram de fácil entendimento e dinâmica, o jogo pela segurança do paciente motivou todo mundo. Além disso, o uso dos super-heróis facilitou a memorização das metas”, ressalta Rosilma.

Seis metas internacionais de Segurança do Paciente

Ao todo, seis metas internacionais de segurança são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas atestam a qualidade de um atendimento e envolvem: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

A unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado em Excelência – Nível 3, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Entre as conquistas de destaque da unidade também está o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o recebimento de placa de reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).