Colecionando prêmios nacionais, hospital privado na Serra dos Carajás realiza mais de 230 mil atendimentos em 2019

Primeiro hospital no Brasil a obter o certificado do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), conferido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Hospital Yutaka Takeda realizou no ano passado 231.302 atendimentos, entre eles 160.602 exames, 65.460 atendimentos eletivos e de urgência e emergência, 2.735 internações, 2.047 cirurgias e 458 partos. Os pacientes e clientes aprovaram o serviço: a média de satisfação foi de expressivos 94%.

Logo nos primeiros dias de 2020, a dona de casa Keillyane Santos, 24, já teve que superar o seu primeiro desafio e encontrou a assistência que precisava no Yutaka Takeda. Durante a realização de exames de rotina, a descoberta de um nódulo na mama a levou para o serviço especializado de mastologia da unidade privada gerenciada pela Pró-Saúde, em Parauapebas (PA). Após o diagnóstico, a paciente realizou uma cirurgia com sucesso no dia 8 de janeiro e, antes de receber a alta hospitalar, agradeceu com satisfação os cuidados que recebeu.

“Eu fiquei bastante nervosa, mas a médica que me atendeu foi muito atenciosa desde os primeiros exames. No final deu tudo certo e agora sempre tem alguém por perto para trazer a medicação e orientar sobre a questão da higienização”, destacou a dona de casa.

Com mais de 30 anos de atuação, o Hospital Yutaka Takeda, localizado na Floresta Nacional de Carajás, conquistou importantes certificações. Além do reconhecimento do Cofen, o HYT recebeu a recomendação à certificação máxima de qualidade, a ONA 3 Acreditado com Excelência, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada.

Entre as conquistas de destaque do HYT, também estão o selo “Green Kitchen”  (em portugues, Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam); e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduos, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Para Marcos Silveira, diretor Hospitalar do Yutaka Takeda, 2019 foi um ano de sucesso.” Fechamos o ano com chave de ouro. Os profissionais da unidade conseguiram demonstrar na prática a assistência segura, interações entre processos, inter-relação de indicadores, inovações e ciclos de melhorias, provando a excelência do HYT”, ressaltou.

 

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Possui estrutura para atender casos de baixa e média de complexidade, o Hospital Yutaka Takeda conta atualmente com 37 leitos divididos em enfermarias, apartamentos individuais, isolamento, assistência semi-intensiva e neonatal, além de três salas no Centro Cirúrgico, pronto-socorro 24h e um serviço de consultas com 20 diferentes especialidades médicas.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.