Hospital Yutaka Takeda reforça técnica de higienização das mãos

A higienização das mãos é considerada a medida de maior eficácia comprovada na prevenção de infecções, já que impede a transmissão cruzada de microrganismos. Pensando nisto, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), realizou mais uma edição da campanha de higienização das mãos da Unidade, no período de 4 a 6/6.

A programação que teve como intuito reforçar o compromisso com a segurança do paciente e de colaboradores por meio desta simples ação, mas que pode salvar vidas, contou com diversas atividades lúdicas e jogos de conhecimento para estimular ainda mais a realização de todos os passos da higienização preconizados pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, os profissionais da unidade tiveram que montar o quebra-cabeça do passo a passo da higienização das mãos, completaram a sequência do jogo dos cinco momentos da higienização, além de participarem da dinâmica da caixa de luz negra e da tinta guache.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HYT Juliana Leme, além de alertar para a importância da correta higienização das mãos a campanha também abordou sobre a sobrevivência dos microrganismos. “Nós somos controladores de infecção, todos nós dentro da instituição precisamos exercer esse papel de controlar e prevenir as infecções”, declarou a profissional.

Para a auxiliar de higienização e limpeza do HYT Cristiane Simas, a ação foi muito importante, ela relatou que ficou impressionada quando descobriu a quantidade de bactérias que ficam alojadas nas mãos. “A campanha foi bem interessante, mesmo lavando bem as minhas mãos no momento da dinâmica, eu consegui ver que ainda tinham vários microrganismos em alguns pontos como nos meus dedos e nas unhas”, comentou Cristiane.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.