Hospital Yutaka Takeda promove ação para reduzir o desperdício de alimentos

No preparo das refeições muitas vezes são descartadas partes dos alimentos que poderiam ser consumidos, e estas podem conter mais nutrientes do que aquelas que forem utilizadas. Por este motivo o Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu no dia 04/06 uma palestra sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

A ação foi desenvolvida em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5/6, foi destinada a colaboradores e a comunidade local, e contou com diversas dicas da nutricionista Helen Oliveira do Hospital 5 de Outubro, unidade também gerenciada pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA). No evento houve a distribuição de sementes para o incentivo de plantio de árvores e o sorteio de uma muda de açaí.

Durante a programação Helen destacou que a utilização total dos alimentos e de todas as suas partes, como cascas, talos, folhas e sementes, além de ser uma fonte rica de nutrientes também contribuem para a redução da quantidade de lixo orgânico descartado. “Nessa palestra sempre apresento aos participantes os alimentos que auxiliam na perda de peso, que diminuem o colesterol e o triglicerídeos e como faze-los, como as folhas de couve-flor que podem virar um creme e as sementes que após secas naturalmente, podem ser usadas para fazer farinha, entre outras coisas”, explicou a profissional.
A auxiliar de Serviços Gerais do HYT, Graciane Saraiva, não poupou elogios a iniciativa. “Eu achei a palestra maravilhosa, agora tudo que eu puder aproveitar de alimentos vou utilizar, e passar essas orientações para outras também”, declarou.

Para Marcos Silveira, Diretor Hospitalar do Hospital Yutaka Takeda e do Hospital Cinco de Outubro, ações como esta trazem informações agregadoras em práticas sustentáveis e o fato de abrirmos espaço para a Comunidade participar é de extrema importância pois podemos colaborar preventivamente na melhoria da qualidade de vida dos nossos próprios usuários.