Hospital Yutaka Takeda realiza 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Palestras, blitz de conhecimento, exibição de vídeos e até um show de talentos com foco na segurança do trabalhador, foram ações desenvolvidas na programação da 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA).

Para sensibilizar os colaboradores da Unidade sobre a importância de executar suas atividades com cuidado e segurança, anualmente, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promove diversas atividades para orientar os profissionais sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), os cuidados com o material perfurocortante, importância da higienização das mãos, entre outros.

Para o assistente Administrativo do HYT, Romerson Oliveira, a programação foi de grande valia. Ele participou da palestra sobre alimentação e relatou que já tem mudado seus hábitos para obter uma vida mais saudável. “Achei muito boa a forma dinâmica como o tema foi abordado dentro hospital, nos ajuda a assimilar melhor as informações recebidas para nossa prevenção no ambiente de trabalho e fora dele. Hoje, bebo mais água e sempre tento montar um prato saudável ”, disse o profissional.

Segundo a presidente da CIPA, Lidiane Rebelo, o tema escolhido para a semana foi “A segurança ao alcance de suas mãos” e as atividades propiciadas para os colaboradores tiveram o intuito de reforçar a importância de prevenir acidentes de trabalho e evitar doenças ocupacionais. “Além das palestras, a programação ainda contou com o “Cine Mãos Seguras”, blitz de segurança, bate-papo sobre AIDS e o tradicional show de talentos, que falou sobre segurança de forma descontraída através de paródias, poemas e poesias”, acrescenta a cipeira.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 20 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Só neste ano, a Unidade conquistou duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Outra conquista recente e pioneira no Brasil, foi a de Hospital certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.