Pró-Saúde abre inscrições para corrida em prol da saúde na Serra dos Carajás

Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados respectivamente em 6 e 7/4, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás (PA), realizará uma corrida comemorativa no dia 8/4. O evento contará com 200 vagas e os interessados em participar devem realizar a inscrição, que é gratuita, na quadra da Rua Jarí, em Carajás, até o dia 6/4, das 18h30 às 20h30. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar um documento oficial com foto.

A educadora física da Pró-Saúde no HYT, Ana Toledo, que é uma das organizadoras da ação, explica que, além de celebrar as datas, a iniciativa vem para conscientizar as pessoas para a importância de manter um estilo de vida mais saudável. “Os exercícios físicos têm um impacto na saúde e na qualidade de vida de quem os pratica”, ressalta. No dia da corrida, a concentração acontecerá na quadra da Rua Jarí, às 6h. Esse momento servirá para que os participantes recebam as orientações e façam alongamento.

Para os corredores que não residem na Serra dos Carajás, a organização do evento orienta que, devem retirar sua autorização na portaria de Carajás, antes de subir a serra. O telefone para outras informações sobre o evento é (94) 3352-4633.

Segundo o diretor-geral do HYT, Flávio Marconsini, a unidade sempre desenvolve projetos e realiza ações de promoção à saúde para a comunidade. “Sempre que temos a oportunidade de trabalhar a saúde de forma preventiva, fazemos. Temos o programa de qualidade de vida, o ‘Carajás com Saúde’, que é ofertado gratuitamente para a comunidade local; o curso para gestantes ‘Laços de Ternura’; além de ações educativas e de orientações que realizamos ao longo do ano e que auxiliam na questão da prevenção”, explica Flávio.

Carajás com Saúde

De segunda a sexta-feira, a praça da Rua Jarí é o ponto de encontro dos moradores do núcleo para suas atividades físicas. Eles são acompanhados por uma educadora física, que pertence ao programa “Carajás com Saúde”, promovido gratuitamente pela Pró-Saúde, por meio do Hospital Yutaka Takeda.

Os horários do programa são 18h30 e 19h30. Além disso, o “Carajás com Saúde” conta ainda com atividades específicas para mulheres grávidas, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h30.