Colaboradores do Hospital Yutaka Takeda passam por treinamento de biossegurança

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), promoveu nos dias 14 e 15/3, a capacitação sobre biossegurança para os colaboradores da unidade. Com o tema, ‘Conhecer e Prevenir’, o treinamento reforçou os procedimentos que evitam e/ou controlam os riscos provocados por agentes químicos, físicos e biológicos, além de alertar para o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivo, e para prevenção de infecções com foco na prática da higienização das mãos.

O motorista Rony Carvalho foi um dos participantes da ação. Para ele, o constante reforço nos conhecimentos sobre biossegurança é de suma importância. ‘Com a rotina da nossa jornada de trabalho, acabamos esquecendo dos riscos aos quais estamos expostos, por isso esse tipo de treinamento é essencial’, refletiu.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Juliana Leme, falou das medidas de controle de precaução, além dos benefícios do cumprimento das normas e diretrizes adotas pela instituição. “A prevenção é um ato de todos. Se seguirmos todas as medidas de controle, a gente diminui a taxa de infecção, números de acidentes com perfuro e acidentes de trabalho. E algo que e vale a pena salientar, e para importância dos colaboradores trabalharem imunizados, com exames periódicos em dias, porque tudo isso gera saúde para eles”, explicou Juliana.

Para intensificar ainda mais o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), os colaboradores participaram da dinâmica “Diga o nome do seu EPI”, na qual ficaram em duplas e tinham que falar os nomes dos equipamentos que utilizam nos seus setores por 30 segundos. A exibição de vídeos sobre acidentes de trabalho com material perfurocortante e resumo da Norma Regulamentadora- 32 também fizeram parte da programação do treinamento.

Esse conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização e eliminação de riscos inerentes as atividades dos colaboradores, acontece anualmente e usa como base o Manual de Biossegurança da unidade. O documento é de fácil acesso para todos os colaboradores, estando disponível no sistema de gestão da instituição e em pastas físicas nos setores.