Yutaka Takeda realiza ação de prevenção e combate à hipertensão arterial

Para alertar a população sobre os perigos da pressão alta, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), orientou a comunidade sobre os fatores específicos que podem levar à hipertensão, como o sobrepeso, a ingestão excessiva de sal e o sedentarismo. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 26/4, durante o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A pressão arterial das pessoas que estavam na padaria da Serra dos Carajás foi aferida gratuitamente.

A ação foi Organizada pela Comissão de Humanização da unidade. A enfermeira Renata Ferreira relata que a iniciativa buscou explicar às pessoas como prevenir e controlar a doença. “Além das orientações, também incentivamos a prática de atividade física”, diz.

Luiza Torres considerou a iniciativa muito importante porque estimula as pessoas a se cuidarem melhor. “Essa ação é muito boa, conscientiza que devemos ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, tudo isso é muito bom para evitar o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, comenta Luiza.

Quem também aprovou e parabenizou a ação foi o estagiário da empresa Vale, Samuel Santos. “Vejo que o Hospital Yutaka Takeda tem se preocupado com a comunidade local, e esse assunto sobre a hipertensão é tão sério e tem afetado tantas pessoas, que a prevenção é a primeira coisa que tudo mundo deve se preocupar”, frisou Samuel.

Segundo o Ministério da Saúde, mais 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial.

Unidade

O Hospital Yutaka Takeda possui serviço de Cardiologia, com atendimentos semanais e oferta exames cardiológicos, como MAPA, Holter 24 horas, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico. O agendamento para esses serviços pode ser realizado por meio da central telefônica da unidade (94 3352-4600), de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.