Hospital Yutaka Takeda realiza campanha para reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Debater, alertar e apontar soluções viáveis para diminuir os índices de acidentes de trabalho no Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), foi o intuito da programação especial realizada pela unidade na terça-feira, dia 25/4.

A ação faz parte da campanha “Abril Verde”, que consiste na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O evento foi organizado pela Comissão de Prevenção de Acidentes com Material Perfurocortante (CPAMP), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Foram realizadas palestras sobre “Comportamentos aditivos: tabaco, álcool e drogas”, “Prevenção de acidentes com material perfurocortante” e “Risco de estresse no ambiente de trabalho”, entre outras.

A iniciativa também contou, no decorrer do mês, com a distribuição de laços verdes. A equipe realizou Diálogo de Saúde e Segurança (DSS), ferramenta que é aplicada em um tempo de 5 a 15 minutos, sempre antes da jornada de trabalho, para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados à saúde e segurança. O fluxo de acidente de trabalho também foi apresentado a todos os setores do hospital. “Como já tivemos acidentes com material perfurocortante nos meses de janeiro, fevereiro e março, nós não queremos que aconteça nos próximos meses. Em 2016, nós só tivemos dois durante todo o ano, por isso é muito importante conscientizar os colaboradores”, disse Juliana Silva, membro da Cipa.

O assistente administrativo George Silveira aprovou a programação. Ele participou de duas palestras. “Achei muito interessante a palestra sobre estresse, em que a psicóloga pontuou os tipos de estresse que existem e eu nem sabia”, relatou George, que também considerou de grande valia a palestra “O valor nutricional dos alimentos e como armazena-los de forma correta”, ministrada pelas nutricionistas da instituição.

A iniciativa também foi elogiada pelo motorista Rony Carvalho. “Gostei muito da palestra das nutricionistas, elas estão de parabéns. Foram informações valiosas, como o armazenamento dos alimentos, a classificação de cada um e como devemos nos alimentar, foi muito bom”, frisou Rony.

Abril Verde

Verde é a cor que representa a segurança do trabalho. O dia 7/4 é o Dia Mundial da Saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e o dia 28/4 foi consagrado, pela Organização Internacional do Trabalho, como o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais (esta mesma data é considerada o dia nacional deste tema, face os termos da Lei nº 11.121/2005). Assim, então, iniciou, há alguns anos, um movimento de conscientização massiva, em todos os dias de abril, para se ter ambientes de trabalho mais seguros.