Dia Mundial da Atividade Física é lembrado no Hospital Yutaka Takeda

Realizar atividade física agrega diversos benefícios à saúde, entre eles a longevidade, o alívio do estresse, e ainda ajuda a fornecer um sentimento agradável de bem-estar. Pensando nisso, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), promoveu uma programação especial para comunidade de Carajás, em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6/4.

A programação, organizada pelo setor de Projetos, contou com uma aula de aeroboxe, ministrada pelo educador físico da unidade, Christiano Cerqueira, além de uma roda de conversa, com o tema: “A sua saúde está em suas mãos”, ministrada pela médica, especialista em Medicina Integrativa, Maria Lucia dos Santos.

No bate-papo, a médica falou sobre a importância de ter um organismo saudável e em equilíbrio, e exemplificou atitudes que podem ser incorporadas no dia-a-dia para alcançar este objetivo. “A nossa conversa foi com foco na saúde e não na doença, então usei a imagem de uma escada, na qual a saúde está no patamar superior, e a doença sendo um buraco lá no pé da escada, e se a pessoa olha para esse patamar superior ela toma medidas para subir a escada, e a atividade física é uma delas”, disse.

Na oportunidade, a médica também falou sobre rejuvenescer. “Mostrei para as pessoas que quem pratica atividade física regularmente tem um rejuvenescimento biológico equivalente há oito anos, e isso é muita coisa, ou seja, faz a diferença em todos os órgãos, no sistema circulatório, digestivo, nas células e hormônios. Por isso a grande importância de realizar atividade física”, pontuou.

Para dona de casa, Cirlésia Silva, a iniciativa foi muito instrutiva. “Gostei muito da palestra. Nos orientou sobre a quantidade de anos que ganhamos e perdemos, quando cuidamos ou não da nossa saúde, por conta das nossas atitudes do dia a dia”, comentou Cirlésia.

Segundo o educador físico, Christiano, que também é responsável por ministrar as aulas do programa de qualidade de vida desenvolvido pelo hospital e ofertado à comunidade, o “Carajás com Saúde”, a atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável, e consequentemente, diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e autoestima. “Esse tipo de ação é extremamente importante, porque estimula e incentiva as pessoas a saírem do sedentarismo, assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, e fica com mais energia para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos”, disse Christiano.

Quem também aprovou a ação foi a participante do “Carajás com Saúde”, Irenice Costa. “Foi muito legal! Como a palestrante falou, a nossa saúde está em nossas mãos, somos nós que fazemos as nossas escolhas, e todos nós aqui fizemos a escolha certa, que é estar fazendo atividade física”, finalizou Irenice.

Carajás com Saúde

O programa ”Carajás com Saúde”, promovido pelo HYT, oferta aos moradores Serra dos Carajás, gratuitamente, atividades físicas com foco na saúde e qualidade de vida. Atualmente, o programa conta com 116 participantes. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, em horários diversificados.