Hospital Yutaka Takeda promove treinamento de parada cardiorespiratória

Com o objetivo de padronizar o atendimento à pacientes no caso de parada cardiorespiratória (PCR), o Hospital Yutaka Takeda (HYT) promoveu a capacitação da equipe de técnicos de Enfermagem da unidade.

A ação organizada pelo setor de Enfermagem faz parte do cronograma anual de treinamentos a casos de urgências e emergências do hospital.  A clínica médica Roberta Santos que ministrou o treinamento, explicou que a PCR, conhecida mundialmente pela nomenclatura “Código Azul” é a interrupção súbita da circulação e respiração do paciente e que por esse motivo é muito importante que os profissionais estejam aptos a atuarem nesse tipo de situação caso aconteça. “Nesse treinamento específico para os técnicos de Enfermagem usamos o nosso protocolo institucional e abordamos sobre o suporte básico de vida, que precisa somente de um profissional treinado e poucos materiais para garantir a sobrevivência da pessoa”, relata a médica Roberta.

A médica também lembrou que o protocolo de “Código Azul” da unidade é baseado nas diretrizes do manual da American Heart Association. E falou sobre a importância da capacitação contínua ofertada pelo Hospital Yutaka Takeda à equipe assistencial. “Uma equipe bem treinada garante o sucesso da reanimação, por esse motivo as manobras necessárias precisam ser realizadas por profissionais capacitados e para isso precisamos estar sempre treinando nossa equipe”, revelou.

Os treinamentos foram aplicados para várias equipes, entre os dias 30/1 à 1/2.