Hospital Yutaka Takeda promove treinamento de ‘Reanimação Neonatal’

Com o intuito de aperfeiçoar a rotina de atendimento aos recém-nascidos, o Hospital Yutaka Takeda (HYT) promoveu treinamento sobre ‘Reanimação Neonatal’, conforme a atualização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Voltada para enfermeiros e técnicos de Enfermagem da unidade, a ação foi realizada por meio de apresentação expositiva e aula prática no berçário, ministrada pela pediatra intensivista Valéria Caselli. Na oportunidade, a médica abordou temas como: uso de oxigênio na sala de parto e suas restrições, ventilação pulmonar com pressão positiva, utilizando bolsa autoinflável e reanimador manual em T, uso de medicações na reanimação, entre outros.
“Esse treinamento teve como objetivo melhorar a recepção dos recém-nascidos na sala de parto, pois essa ação reduz os riscos de morbimortalidade dos mesmos”, explicou a pediatra.

Satisfeito com o conhecimento adquirido, o técnico de Enfermagem, Fernando Araújo, enfatizou a importância do treinamento para a equipe. “Essa capacitação foi muito boa, pois relembramos todos os cuidados que devemos ter com o recém-nascido”, comentou o colaborador.

treinamento_neonatal_ii
Quem também considerou o treinamento enriquecedor foi a enfermeira do Centro Cirúrgico, Édina Barboza. “Tudo que foi exposto pela médica considerei importante. O que chamou bastante a minha atenção foram as formas de intervenções para cada fase de reanimação”, disse Édina.

O treinamento foi realizado no dia 19/11.

Leitos
O Hospital Yutaka Takeda possui Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, somando um total de 40 leitos.