Yutaka Takeda incentiva prevenção de câncer de mama

Com o intuito de orientar sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e incentivar a prática de exames regulares para apoio de diagnóstico precoce da doença, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), situado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), promoveu nesta terça-feira, 04/10, palestras para a comunidade de Carajás e estudantes do curso técnico de Radiologia, da escola ETESP de Parauapebas.

A ação foi desenvolvida pelo setor de projetos da unidade e contou com as seguintes palestras: “Poucos minutos que vale uma vida!”, ministrada pela mastologista Maria Helena Ferreira; “Conhecendo os serviços de mamografia e raio-x do Hospital Yutaka Takeda”, apresentada pelos técnicos de radiologia Kênia Carmo e Fabiano Fontes, e “Os tipos de equipamentos no mercado e sua eficiência”, realizada pelo diretor e professor da escola técnica ETESP, João Batista Silva dos Santos.

Além das palestras, o evento contou com dinâmicas realizadas pelas psicólogas Andreza Oliveira e Lorena Lopes, depoimento de algumas mulheres do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN), de Parauapebas, além de distribuição de esmalte rosa.

Socorro Plácido, emocionou os participantes ao contar a história da descoberta da doença. “Nunca imaginei ter câncer de mama. Quando fui diagnosticada em 2010, minha vida mudou completamente, mas, graças a Deus, tive total apoio da minha filha. Por isso, acho esses eventos importantes para as mulheres”.

Para a assistente administrativo, Ana Paula Palheta de Lima, o evento a levou a refletir sobre os cuidados com a sua saúde. “A palestra da mastologista foi enriquecedora, e os depoimentos me fizeram ver que os meus problemas não são nada. A única coisa que precisamos fazer é nos cuidar”, disse Ana Paula.

Para cuidar da saúde da mulher, o HYT possui os serviço de mastologia e ginecologia e realiza o exame de mamografia.