Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Em 2018, a Unidade conquistou duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Outra conquista recente e pioneira no Brasil, foi a de Hospital certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Identidade Organizacional

compass

Missão

Garantir atenção à saúde com segurança, proporcionando diferencial à vida.

Visão

Ser reconhecido pela qualidade e efetividade na prática médico-assistencial, integrado por uma equipe comprometida com a melhoria contínua e a valorização da vida.

Princípios

Ciência

Respeitar e fazer cumprir a evidência científica

Ética

Respeitar o sigilo profissional, a dignidade e a pluralidade humana

Qualidade

Melhoria contínua em todos os serviços prestados

Segurança

Proporcionar assistência segura para gerar confiança à comunidade

Responsabilidade ambiental

Incentivar e praticar a consciência de cuidados ao meio ambiente e à vida

Segurança do Paciente


O Hospital Yutaka Takeda, conta com um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que tem como objetivo promover uma assistência segura, evitando a ocorrência de eventos adversos durante a permanência do paciente no Hospital.

Para alcançar este objetivo, a unidade utiliza sete protocolos de segurança, sendo eles:

  • 1. Identificação do Paciente;
  • 2. Segurança na Comunicação entre os Profissionais de Saúde;
  • 3. Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos;
  • 4. Cirurgia Segura e Parto Seguro;
  • 5. Higienização das Mãos;
  • 6. Prevenção de Queda;
  • 7. Prevenção e Tratamento de Lesão de Pele.
Os usuários atendidos no Hospital Yutaka Takeda têm à sua disposição uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social, os quais dão suporte na internação do paciente, fazendo sua evolução mais rápida e eficaz, e seu período de internação menor.

Atendimentos


Em 2018 foram realizados no Hospital Yutaka Takeda:

2744

Procedimentos Cirúrgicos

40521

Atendimentos em Ambulatório

24333

Atendimentos Clínicos e Pediátricos no Pronto Socorro

3025

Internações

153782

Exames

Equipe

O Hospital Yutaka Takeda conta com uma equipe de 347 colaboradores, sendo estes: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogas, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeuta, assistente social e profissionais administrativos e de apoio.

Projetos na Comunidade

Comprometido com a promoção da saúde, o Hospital Yutaka Takeda atua diretamente com a comunidade, realizando ações educativas e de humanização. Um exemplo é o projeto Laços de Ternura, um curso para gestantes no qual as usuárias recebem orientações sobre essa nova fase da vida. Os moradores do Núcleo Urbano de Carajás também são beneficiados pelo hospital com o programa de qualidade de vida Carajás com Saúde. Além disso, há ainda campanhas educativas e de orientação que são feitas mensalmente pela unidade.

Programas e Projetos

Programa Carajás com Saúde
De segunda a sexta-feira, a praça da Rua Jarí na Serra dos Carajás é o ponto de encontro dos moradores do núcleo para suas atividades físicas. Eles são monitorados por um educador físico, que pertence ao programa “Carajás com Saúde”, promovido gratuitamente pelo Hospital Yutaka Takeda. Os horários do programa são 18h30 e 19h30. E para as gestantes é ofertado um horário exclusivo às segundas, quartas e sexta-feiras às 17h30.
Laços de Ternura
A chegada de um filho é um momento mágico na vida de uma mulher. E o Hospital Yutaka Takeda (HYT) pensando em como fazer desse momento tão especial na sua vida uma fase mais tranquila, preparou o curso para gestantes Laços de Ternura. O curso acontece através de um ciclo de palestras com os profissionais de Psicologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Pediatria e Serviço Social que orientam as futuras mamães sobre a chegada do seu bebê. O Laços de Ternura tem uma periodicidade trimestral , no horário de 8h as 12, na sala de treinamento do HYT.
Programa Crescer
Desde junho 2017, o Hospital Yutaka Takeda oferta uma muda de árvore para cada família de bebê nascido na unidade, com o intuito de estimular a conscientização ambiental das futuras gerações. As mudas são doadas pelo viveiro da mineradora Vale.