Hospital Yutaka Takeda adota vídeochamadas para diminuir os efeitos do isolamento em pacientes com a Covid-19

Para minimizar a angustia e a saudade de familiares, os pacientes internados em isolamento por conta da Covid-19, no Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), podem se sentir mais próximos de suas famílias por meio de vídeochamadas diárias e recebimento de mensagens de texto.

A iniciativa fortalece o vínculo paciente – família e contribui para a melhora do estado emocional. “O isolamento acometido pela doença dificulta a humanização no tratamento, mas a visita virtual dá condição para que os pacientes, mesmo que virtualmente, fiquem próximas de seus familiares. É perceptível que o afeto e o carinho das pessoas mais próximas auxiliam na recuperação do paciente”, explicou Milena Falcão, psicóloga do HYT.

Visivelmente emocionado, Elienai Araújo, que estava internado há apenas dois dias no hospital, mas com muita saudade de esposa e de seu filho de apenas um ano de idade, teve a oportunidade de conversar com familiares e receber mensagens de carinho. “A palavra que descreve esse momento é gratidão, principalmente ao cuidado que recebo dos profissionais, que são sempre atenciosos e tiram todas as minhas dúvidas em relação aos medicamentos e tratamento. Só tenho a agradecer”, declarou o paciente.

Além do recurso tecnológico, outra forma de humanizar o período de internação desses pacientes é o correio afetivo, que funciona com o envio de e-mails, vídeos, mensagens de texto e fotos impressas ou bilhetes manuscritos por familiares, amigos próximos e profissionais do hospital, que são entregues aos pacientes.

Além disso, para deixar a família informada sobre o tratamento de seu ente querido, os médicos da unidade entram em contato diariamente por meio de ligações telefônicas para repassar o boletim médico e esclarecer dúvidas sobre o tratamento.

O projeto piloto de vídeos chamadas teve início no mês abril, mas ganhou força em maio, com a programação fixa de visitas diárias realizadas pelas psicólogas do HYT. Até o momento, cerca de 50 pacientes com capacidade de comunicação verbal efetiva, já foram beneficiados com a ação.

O Hospital Yutaka Takeda possui importantes certificações que demonstram a preocupação da Unidade com a qualidade no atendimento. O hospital possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. O HYT também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.