Comissão de Ética de Enfermagem é empossada no Hospital Yutaka Takeda

A nova gestão da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Yutaka Takeda (HYT), situado em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar  foi empossada na última semana. A ocasião contou com a presença do conselheiro Luiz Heleno Oliveira, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PA), que conduziu a cerimônia. A atual gestão da comissão conta com quatro enfermeiras e duas técnicas de Enfermagem.

A Comissão de Ética de Enfermagem também tem a função educativa, consultiva e de averiguação do exercício ético e profissional nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa em Enfermagem.

A técnica de enfermagem Heloisa Lima, que foi eleita para fazer para da comissão disse que pretende contribuir para que a nova gestão seja um amparo para os profissionais de enfermagem. “Fico contente em ser membro desta comissão, que tem o papel de ouvir, esclarecer dúvidas e de fazer ações que envolvam as equipes, além de buscar promover a harmonia no ambiente de trabalho. Desta forma contribuindo  bastante para melhorar ainda mais a qualidade da nossa assistência e garantir um atendimento humanizado, seguro e ético”, relatou Heloisa.

Comissões  

O Hospital Yutaka Takeda possui um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que orienta os processos a serem seguidos para garantir a qualidade e segurança do paciente.

Atualmente, o HYT conta com 15 comissões. São elas: Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (CGRSS), Comissão de Perfurocortante, Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Comissão da Qualidade, Comissão de Proteção Radiológica (CPR), Comissão de Humanização (CHU), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), Comissão de Ética Médica (CEM), Comissão de Revisão de Óbito (CRO), Comissão de Hemovigilância, Comissão de Revisão de Prontuário (CRP), Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT),  Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) e Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional (CMTN).

 Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.