Hospital Yutaka Takeda realiza doações de alimentos e itens de higiene pessoal para casa de apoio em Parauapebas

Solidariedade e voluntariado, foram marcas de uma tarde especial proporcionada pela equipe de profissionais do Hospital Yutaka Takeda (HYT), para os moradores da casa de apoio “Semeando”, que se encontram em tratamento contra a dependência química em Parauapebas (PA). Diversas atividades e a entrega de 322 itens de gêneros alimentícios e higiene pessoal, foram realizadas na última sexta-feira, 19/7.

A ação foi fruto da campanha “Junho Solidário”, da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que gerencia o hospital, e que busca por meio destas iniciativas apoiar instituições carentes, com alimentos, roupas, brinquedos entre outros artigos. “Esse momento só aconteceu devido ao espírito solidário de colaboradores, usuários e da comunidade local, que apoiaram a causa trazendo as suas contribuições durante o mês de junho, onde a experiência foi engrandecedora”, relatou a vice-presidente da Comissão de Humanização do hospital Layanne Araújo.

A programação contou ainda com uma roda de conversa dos internos com o médico do HYT, Djúnior Mota, sobre os efeitos do álcool e de entorpecentes no organismo humano, atendimentos e atividades lúdicas, destacando a dinâmica “Árvore dos Desejos”, que teve como intuito levar os participantes a externarem os seus sonhos e acreditar neles, resgatando a esperança de um futuro melhor de cada um.

Durante os atendimentos foi ofertado também pela equipe do HYT aferição de pressão arterial e teste de glicemia gratuito, e realizado um momento de oração para finalizar a programação.

Para Emanuel Lima, voluntário da casa de apoio, a visita foi de grande valia devido a demonstração da preocupação com o próximo não só no âmbito físico, mas também no emocional. “Nos sentimos muito agradecidos, onde só a presença de vocês já nos deixa muito felizes”, disse Emanuel, que explicou que muitos dos internos estão distantes de suas famílias, e a atenção prestada pelos profissionais do HYT durante a visita e de outras pessoas também contribui no processo de reabilitação dos internos. “Eles saberem que tem alguém lá fora motivando e preocupado com a luta de cada um, já contribui no tratamento”, frisou.

Para o diretor Hospitalar do Hospital Yutaka Takeda Marcos Silveira, ações como essa são renovadoras ao ser humano. “Estaremos cada vez mais engajados no cuidar e no servir aos mais necessitados”, declarou Marcos.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.