Hospital Yutaka Takeda reforça importância do cuidado centrado no paciente

Para cultivar a cultura de assistência multiprofissional, humanizada e individualizada, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu para os profissionais das áreas assistências da unidade, um treinamento sobre o cuidado centrado no paciente, nos dias 8 e 9/7.

A enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HYT Annallena Costa, explicou que a ação contou com uma roda de conversa e dinâmicas para abordar com a equipe a importância do empenho no acolhimento assistencial, a inserção do paciente, de sua família e acompanhantes no processo terapêutico, transparência na comunicação e o cumprimento na íntegra de protocolos institucionais, que foi bastante reforçado na atividade lúdica “Na dúvida, pergunte”.

Segundo Annallena a humanização e a individualização do acolhimento ao paciente nunca foram tão valorizadas e buscadas por instituições de saúde como nos tempos atuais. “Esse direcionamento reflete uma evolução, contínua e irreversível, na dinâmica das relações entre prestadores de serviços de saúde e seus usuários, onde de um lado, temos um paciente melhor informado e mais consciente das suas demandas em saúde, já de outro, temos profissionais mais cientes do seu papel”, disse a profissional.

Para o técnico em enfermagem do HYT Matheus Sousa, a capacitação também reforçou a importância de ter um diferenciado para a família do paciente. “O treinamento foi ótimo, esclareceu muitas dúvidas e nos ajuda a não cair na rotina, para sempre cuidar dos nossos pacientes pensando na segurança e humanização, pois um simples bom dia pode fazer a diferença na vida dos pacientes e de seus familiares”, declarou Matheus.

O Hospital
O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.