Hospital Yutaka Takeda é reconhecido por boas práticas em alimentação sustentável

Na última semana, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, foi certificado com o selo “Green Kitchen” (Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha da Unidade.

No processo de avaliação a cozinha do HYT foi analisada em três áreas para receber a certificação: ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade. A proposta do Programa é garantir aos usuários refeições puras, sem adição de substâncias que possam fazer mal ao organismo humano. Além disso, também são considerados a devolução mínima de resíduos sólidos ao meio ambiente e o desenvolvimento de projetos que valorizem o controle de insolação, iluminação natural e ventilação renovada, utilizando materiais naturais, reciclados ou certificados.

A coordenadora de nutrição do HYT Tamiris Viegas, explicou que o selo Green Kitchen, veio após o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Nutrição Dietética (SND), que diariamente oferece cardápios equilibrados e saudáveis, priorizando alimentos com valores nutricionais agregados e utilizando produtos industrializados de forma reduzida.

“A certificação brinda o esforço da equipe, incluindo processos de outras áreas do hospital, como por exemplo, Serviço de Higiene e Limpeza e Gestão de Infraestrutura, que por meio da interação de processos, nos auxiliou a evidenciar ações concretas em relação ao ar, água, alimentos, resíduos, ambientes de produção, além do atendimento e treinamento de pessoal”, declarou Tamiris. Ela ressalta ainda que na avaliação o Hospital Yutaka Takeda obteve pontuação acima da média para obtenção do certificado.

Contente e orgulhosa a profissional fez questão de parabenizar a equipe do SND pela conquista alcançada. “Isto reflete e atesta, principalmente, o padrão de qualidade aprimorado no sentido de buscar melhorias em conjunto”, frisou a coordenadora.

Quem também comemorou a conquista foi a auxiliar de cozinha do HYT Patriane Lima. “A sensação é de trabalho cumprido”, disse a profissional emocionada.

Entre as ações desenvolvidas no Hospital Yutaka Takeda que garantiram a certificação Green Kitchen, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe sobre temas relacionados a sustentabilidade e alimentação natural, separação de resíduos inorgânicos, entre outros.

Segundo o diretor hospitalar do HYT, Marcos Silveira, esta conquista é de extrema importância, porque mostra o quanto a unidade se preocupa em estar fornecendo alimentações saudáveis para profissionais e usuários, além da preocupação com o meio ambiente. “Temos o dever de buscar as boas práticas nos processos e resultados da Instituição, com ações sustentáveis que visam melhorias na qualidade de vida das pessoas e ao meio em que vivemos”, destacou Marcos.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda tem como um dos seus princípios institucionais a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados com o meio ambiente e a vida. A unidade aplica treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e promove a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem. Além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetros a base de mercúrio.
A unidade ainda dispõe do projeto “Crescer”, que consiste em estimular à conscientização ambiental de usuários por meio da oferta de uma muda de árvore à família de cada bebê nascido no hospital.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.