Hospital Yutaka Takeda estimula a consciência ambiental e a redução no consumo de copos plásticos

A consciência ambiental é uma necessidade atual e que precisa ser provocada em diversos âmbitos. O Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou entre os meses de maio e junho a campanha “Amigo Caneca”, que teve como intuito incentivar os colaboradores da Unidade a abolir a utilização de copo plástico descartável e adotarem o uso de canecas ou garrafinhas.

Para sensibilizar os colaboradores do Hospital, a Comissão de Sustentabilidade da Unidade realizou ações junto aos profissionais para que houvesse adesão à campanha. A primeira fase da iniciativa foi estimular na instituição as doações de canecas ou garrafinhas novas ou usadas em bom estado de conservação. A segunda fase, foi perguntar nos setores se algum colaborador gostaria de ganhar um dos produtos arrecadados na campanha.

Segundo Letícia Soares, membro da comissão, foram recebidas 42 doações entre garrafas e canecas, “O propósito da ação é reduzir ao máximo o índice de uso de copo descartável e contribuir para preservação do nosso planeta para as futuras gerações”, declarou.

No dia 14/6, uma pequena cerimônia foi realizada no refeitório do HYT para entregar os produtos das doações. Satisfeita com a sua nova caneca, a recepcionista do HYT Helma Monção, disse que irá usar a sua companheira diariamente. “Eu amei a ação, se nós usarmos as nossas canecas e deixarmos os copos só para os pacientes, já contribuímos com o meio ambiente”, contou.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda tem como um dos seus princípios institucionais a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados com o meio ambiente e a vida. A unidade aplica treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e promove a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem. Além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetros a base de mercúrio.

A unidade ainda dispõe do projeto “Crescer”, que consiste em estimular à conscientização ambiental de usuários por meio da oferta de uma muda de árvore à família de cada bebê nascido no hospital.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.