Hospital Yutaka Takeda usa fumaça artificial em simulado anti-incêndio

Usuários e colaboradores do Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA), presenciaram uma ação para combate a princípio de incêndio, prevista no Plano de Atendimento de Emergência e Abandono (PAE) da Unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, no mês de abril.

A programação iniciou às 10 horas, com a simulação de curto circuito na fiação elétrica do carrinho de emergência localizado no espaço “Saúde da Mulher”. Para tornar a ação mais próxima da realidade, o cenário contou com uma máquina que produzia fumaça artificial. Como parte do treino, os colaboradores e usuários foram direcionados pelos brigadistas atuantes no simulado, para o ponto de encontro mais próximo, seguindo o fluxo de emergência do Hospital. Todo o processo durou aproximadamente 10 minutos, demonstrando o alinhamento da equipe em situações de emergência.

A técnica em segurança do Trabalho e brigadista do HYT, Otoniele Baía, explicou que esses treinamentos são essenciais para avaliar e aprimorar a atuação dos brigadistas e dos demais colaboradores no processo de evacuação de pacientes em caso de eventuais sinistros. “No simulado a equipe teve a oportunidade de detectar possíveis falhas no processo de evacuação, além de preparar os todos os nossos profissionais para que em uma situação real os mesmos possam orientar os usuários como agir”, disse.
No Hospital Yutaka Takeda, além do PAE, para garantir a segurança de usuários e profissionais, duas vezes no ano é realizado a simulação em diversos setores da Unidade, para reforçar os procedimentos necessários para a utilização das rotas de fuga, uso de extintores e hidrantes, assim como a responsabilidade de cada brigadista no processo de evacuação.

A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a brigada de incêndio do Hospital.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.