Hospital Yutaka Takeda incentiva o empreendedorismo feminino

Uma manhã para inspirar sonhos empreendedores foi proporcionada pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), para as colaboradoras da Unidade, no dia 14/3. A iniciativa do Hospital, gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8/3.

A analista de Recursos Humanos, Lorena Lopes, relatou que o objetivo da ação foi proporcionar às colaboradoras do HYT um momento de reflexão sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. “Buscamos motivá-las através de um exemplo de superação na região de Parauapebas a buscar sua realização profissional e não desistir apesar das dificuldades”, contou Lorena.

A programação contou a apresentação da história da especialista em micropigmentação de sobrancelhas Iara Marinho. Ela saiu do estado do Maranhão para a cidade de Parauapebas, no Pará, aos 18 anos, trabalhou em restaurante, atuou como frentista de posto de gasolina até começar a atuar do ramo da beleza feminina. Hoje, a profissional possui um centro de estética e gera emprego para cerca de sete pessoas.

No bate-papo, Iara falou sobre a importância das pessoas estarem abertas para novas oportunidades, que é necessário alimentar os sonhos e não os medos e, principalmente, ter o hábito de agradecer por tudo. “Deus abre portas, mas não obriga ninguém a passar por elas, por isso devemos batalhar, correr atrás e conquistar. Quando pedirem para nós fazermos alguma coisa, devemos fazer o melhor, sem murmurar, sem reclamar”, disse a profissional.

Reflexiva, Maria Cutrim, auxiliar de Higienização e Limpeza do HYT, declarou que o evento lhe impulsionou a sair da zona de conforto para realizar seus sonhos. “A força de vontade dela chamou bastante a minha atenção, ou seja, não se acomodar. E é essa garra de vencer que nós mulheres devemos ter”, frisou.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possuí duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.