Hospital Yutaka Takeda recebe avaliação da Pró-Saúde

Os processos de atendimento e segurança ao paciente do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas, foram avaliados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, nos dias 11 e 14 de fevereiro.

Entrevistas técnicas em todos os setores da Unidade e apresentação de evidências, considerando as dimensões de infraestrutura, equipamentos, segurança e riscos, além de gestão e técnico operacional estavam entre as avaliações realizadas por meio da ferramenta institucional denominada Requisito de Apoio à Gestão (RAG).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Natália Rosa, o resultado geral de 83% da avaliação foi apresentado aos gestores e considerado positivo e representa um nível de maturidade dos processos. “Como estamos em evolução do nível 2 para o nível 3 do RAG, foi uma troca de experiência muito valiosa com a equipe de avaliadores que nos acompanhou. O resultado alcançado demonstra que o hospital vem mantendo a qualidade”, disse. A profissional ainda destaca que o desenvolvimento e o amadurecimento das equipes foram a evidência mais nítida na avaliação, além do aprendizado que é gerado em cada auditoria.

Grato pelo empenho, participação e postura aberta de todos os colaboradores a discussão, o diretor hospitalar do HYT, Flávio Marconsini, considerou a programação de grande valia. “Esses momentos nos possibilitam uma reflexão sobre como estamos realizando o nosso trabalho, o que a meu ver, é muito positivo para o crescimento da equipe, além do aprimoramento dos processos de trabalho”, destaca o diretor.

O RAG possui três critérios de avaliação, diferenciados pelo nível de exigência. O I abrange critérios de estrutura física, cumprimento da legislação, segurança do paciente, evolução da gestão e gerenciamento de risco. O nível II evidencia a gestão integrada, sendo o nível III a excelência em gestão.

** Hospital Yutaka Takeda**

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possuí duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno-Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

**Sobre a Pró-Saúde**

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

A atuação da Pró-Saúde, entidade sem fins lucrativos, se alinha aos esforços da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde. Como organização alicerçada na ética cristã e na vasta experiência católica de trabalho social, voltada aos mais diversos públicos, nas mais distintas realidades, a Pró-Saúde prima pela valorização da vida e pela defesa das condições essenciais para o desenvolvimento das pessoas.