Hospital Yutaka Takeda realiza simulado de atendimento a múltiplas vítimas

Colaboradores do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, colocaram em prática o fluxo de atendimento da Unidade a múltiplas vítimas, na última quarta-feira, dia 6 de fevereiro.

Uma ligação às 12h30, informando um acidente entre um carro e uma moto, com sete pessoas, deu início à atuação dos profissionais do Hospital para receber as vítimas. Porém, este fato, na verdade fez parte da simulação para o atendimento emergencial da equipe assistencial do Hospital por meio do plano de catástrofe de múltiplas vítimas. A ação, que durou 45 minutos, envolveu diretamente cerca de 15 profissionais, que atenderam uma personagem que atuou com uma paciente com fraturas e escoriações.

De acordo com coordenadora de Enfermagem do HYT, Édina Barboza, a iniciativa teve como objetivo capacitar e organizar o atendimento, através do plano de catástrofe que a Unidade dispõe, já que o documento mostra o conjunto de ações estrategicamente planejadas para atender, imediatamente, e simultaneamente várias vítimas de catástrofes naturais ou de acidentes diversos ao mesmo tempo. “Esse tipo de treinamento visa identificar o quanto as equipes estão envolvidas para prestar um atendimento com qualidade, segurança e tranquilidade, quando situações como essas acontecem”, explicou a profissional.

Para a técnica em Enfermagem do HYT, Janete Silva, que foi uma das vítimas, esse tipo de capacitação é essencial. “Nunca se sabe quando esse tipo de caso pode acontecer, por isso é bom acontecer para que nós possamos nos atualizar e continuar mantendo o ritmo”, disse.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.