Metas Internacionais de Segurança do Paciente são reforçadas no Hospital Yutaka Takeda

Para reforçar o engajamento dos colaboradores com a segurança do paciente, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), promoveu a campanha anual da Unidade sobre o tema, com o foco nas seis metas internacionais de segurança do paciente.

Durante a programação, a enfermeira da Qualidade do HYT, Annallena Silva, sempre acompanhada do seu totem itinerante, apresentou em todos os setores da instituição o resultado da pesquisa sobre a cultura de segurança no Hospital, aplicada em 2018 na instituição. Além disso, os colaboradores ainda participaram da dinâmica da roleta de metas. Depois de girar a roleta, eles tinham que responder perguntas sobre identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança dos medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura e parto seguro, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão de pele.

Segundo a enfermeira, as metas norteiam todos os protocolos de segurança do paciente implantados na Unidade e a cultura de prestar uma assistência de qualidade e segura é bastante efetiva. “O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente acompanha essa efetividade através de indicadores que mensuram a adesão a esses protocolos de segurança, e a pesquisa realizada demostrou o engajamento da nossa equipe a essa cultura”, relatou.

Para a técnica em Enfermagem, Gracilene Nascimento, o uso de protocolos dentro do Hospital, gera segurança e confiança entre os profissionais do HYT e os usuários. “A gente fica muito feliz, quando ouvimos que os pacientes já passaram por outras instituições, mas que aqui no Yutaka, encontraram uma maior segurança”, disse.

Qualidade e segurança

Tendo como diferencial um Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e uma equipe multiprofissional composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico, o HYT possui sete protocolos de Segurança do Paciente. São eles: Identificação do Paciente, Comunicação Segura, Segurança nos Medicamentos, Cirurgia Segura/ Parto Seguro, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão de Pele, além de protocolos clínicos e assistenciais que ajudam a promover a segurança do paciente e contribuem para a recuperação mais rápida dos mesmos.

Sobre o Hospital Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 32 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 21 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Em 2018, a Unidade conquistou duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. Outra conquista recente e pioneira no Brasil, foi ade Hospital certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar possui quase 50 anos de atuação e é considerada uma das maiores instituições de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em todas as regiões do Brasil, a entidade tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos.

Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, a Pró-Saúde é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde. Tal reconhecimento oficial pelo Ministério da Saúde reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços.

Sua atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, além da gestão de serviços de ensino.